Artigos

Venha o Teu Reino

Em Mateus 6:10 o Senhor Jesus ensina os discípulos a orar dizendo entre outras coisas, “venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade na terra como no céu…”. Para melhor entender vamos pensar um pouco nos hebreus (Israel). A Bíblia diz em Dt 7.7- 8; Lv 20.26; Dt10.12,13, que Deus chamou os hebreus, os escolheu, para serem seu povo, para O servir, para serem seus servos. Vemos isso no modelo do concerto, ou aliança de Deus com eles no Sinai Ex19, aqui Deus se mostra como Senhor e Rei e o povo, Israel, seus vassalos. Eles recebem normas para que saibam como agradar a Deus, como e quando se achegarem à Ele e lhe prestarem culto. Eles precisavam entender que estavam debaixo da vontade e do governo Divino.

Quando o Senhor Jesus ensina os discípulos, em oração pedirem, “Venha o teu Reino”, Ele estava querendo que nós, seguidores de Cristo, a exemplo da Aliança de Deus com Israel, invoquemos e reconheçamos a vontade e governo de Deus sobre nossas vidas, afinal, Jesus inicia seu ministério pregando: “… é chegado ( ou está aqui ) o Reino de Deus …” (MT 4.17; Mc 1.15). A pregação do Evangelho está estreitamente ligada ao Reino de Deus. De maneira que a palavra grega “Basiléia” (Reino) aparece 144 vezes no Novo Testamento (Ind Dicionário de Teologia do Novo Testamento, 2000,p.2035). Nessas citações encontramos 111 nos evangelhos Sinóticos (Mateus: 52 vezes; Marcos:16 e Lucas:43 vezes). Em João, aparece cerca de cinco vezes. O apóstolo Paulo faz 19 citações, sendo cinco vezes em Atos e outras 14 nas cartas Paulinas. No livro do Apocalípse, existem duas citações e nos demais escritos do NT, mais de sete vezes, totalizando 144 referências à Basiléia (Reino ) em o NT.

O Senhor nos escolheu e nos nomeou, conforme Jo15.16. Ele fez uma Nova Aliança conosco (Hb 8) para que possamos fazer parte do Reino de Deus, e não somente isso, sermos herdeiros do Reino MT 25.34. Para tanto, hoje precisamos viver o Reino de Deus que veio na pessoa de Cristo e que será na sua plenitude, na segunda vinda de Jesus. Como igreja de Cristo, vivemos o Reino de Deus e não somente isso, somos sacerdócio real. Na primeira carta de Pedro 2.9, constatamos que temos a função e ordem de conduzir pessoas à presença do rei Jesus através da pregação do Evangelho (Mateus 28.18-20; Mc16.15). Venha o Teu reino, essa é a sua oração?

Pr Edney Rocha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira nossos cursos abaixo

CICLO I

Curso básico com duração de 2 anos

CICLO II

Curso médio com duração 2 anos

CICLO III

Curso avançado com duração de 2 anos

CFO

Curso de formação de obreiro :Duração 1 ano

TALITA

Curso de educador infantil: Duração 1 ano