Artigos

Porque estudar teologia?

O estudo da teologia é uma tarefa para todo cristão. Erramos quando não nos esforçamos na leitura e reflexão das escrituras. Jesus nos adverte nos textos: Mt.22.29 – Mc 12.24 – 14.49, sobre a questão e, portanto pecamos quando não damos crédito a ela. Há sérios riscos de cairmos no engano das heresias ou de interpretarmos de forma errada os textos bíblicos.

Ao longo de suas vidas cristãs, algumas pessoas falam e agem como se a fé e a razão fossem verdades opostas. Acreditam que em seu relacionamento com Deus, necessitam apenas da fé e ignoram que a Lei de Moisés envolvia também aspectos lógicos e racionais, conforme podemos perceber nas ordens de Deus a Josué: “Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou. Dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde andares. Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido”. De acordo com esse texto, Josué deveria não apenas aceitar (pela fé) a vontade de Deus, mas igualmente conduzir-se me modo obediente (razão) à deliberação de Deus. Suas atitudes e conduta deveriam ser resultado de um estudo contínuo e racional de toda a lei dada a Moisés.

Uma teologia sadia, livre de pressupostos humanos, feita com análise cautelosa, visto que há várias correntes teológicas em nosso meio, certamente nos ajudará a encontrar um caminho mais seguro na busca da maturidade espiritual. Por isso é urgente e necessário estudarmos e compreendermos a teologia expressa na Sagrada Escritura para que possamos servir a Deus, de modo adequado e conforme ele mesmo prescreveu em sua Palavra.

Para acrescentar e potencializar o resultado do estudo devemos nos aplicar a reflexão das escrituras, acompanhado de oração, humildade e submissão ao Espírito Santo. U conjunto dessas ações resultará em uma compreensão mais profunda sobre a pessoa de Jesus Cristo, como também nos dá maior clareza quanto a nossa identidade cristã, nos levando ao exercício de uma espiritualidade mais centralizada em Cristo.

Professora Vera Rodrigues Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira nossos cursos abaixo

CICLO I

Curso básico com duração de 2 anos

CICLO II

Curso médio com duração 2 anos

CICLO III

Curso avançado com duração de 2 anos

CFO

Curso de formação de obreiro :Duração 1 ano

TALITA

Curso de educador infantil: Duração 1 ano